Ciclo de oficinas

Ciclo de Oficinas de Estudos Pélvicos

“As aulas foram muito valiosas pra mim!! Seu trabalho é lindo e abre um portal de percepções internas que reverbera em muitos aspectos da nossa vida. Me sinto hoje muito mais consciente do meu lugar, do meu espaço, do meu movimento.” (Depoimento de Patricia Rozinholli)

“Sinto que o teu acompanhamento desbloqueou tanta energia em mim e me beneficiou tanto. Trouxe tanta mobilidade, tanta reconexão com a pelve, tanta libertação. Conto os minutos para cada aula. São todas únicas, especiais e lindas. Desde que começamos esta exploração, a minha pelve está sempre em movimento. Sempre dando um chacoalhinho, um bounce. Sabe tão bem.” (Depoimento de Liliana Sofia)


Um ciclo de oficinas prático-teórico que se dedica a investigar práticas de ancoragem através do corpo e do movimento tomando a pelve como ponto de partida. O nosso centro de gravidade e uma das mais importantes estruturas de sustentação do nosso corpo, nossa base e centro de energia vital / sexual / criativa, neste ciclo de oficinas estudamos a pelve e, com ela, trabalhamos na construção de um corpo sustentável, ciente de seus recursos e, portanto, capaz de ser responsável por aquilo a que se propõe, adquirindo a capacidade de entranhar-se na própria forma, criar diferença e trans-formar-se.

Este trabalho é direcionado a profissionais do corpo, da saúde e a qualquer pessoa que tenha interesse em mergulhar num processo de auto-investigação a partir do corpo.

O Ciclo de Oficinas acontece sempre duas vezes ao ano, e tem a duração de 3 a 4 meses, divididos por 3 módulos que podem ser experimentados individualmente, ou em sequência. Atualmente os encontros são todos online, e oferecidos tanto em português, quanto em inglês.

Mais informações sobre o próximo Ciclo abaixo:

As inscrições para o Ciclo COMPLETO e para o Pacote ANCORAR estão encerradas, mas ainda é possível se inscrever nos Módulos Bússola e Navegação separadamente. Mais detalhes abaixo:

Ciclo Completo ANCORAR

Inscrições encerradas

Pacote ANCORAR

Inscrições encerradas

O 2º Ciclo de Oficinas de Estudos Pélvicos de 2021 contará com 6 encontros divididos por 3 módulos, sendo um módulo por mês.

Neste ciclo, para além de todo o trabalho de mapeamento da pelve e percepção das suas relações de apoio e movimento, vamos experimentar associar a essa investigação um estudo dos 3 eixos espaciais: vertical, sagital e horizontal, cuja intercessão marca nosso centro de gravidade, que por sua vez, coincide com a pelve. Trabalharemos um eixo por módulo, explorando também seus aspectos simbólicos, que, associados a esta investigação, nos darão mais pistas sobre como habitar nosso corpo em sua complexidade e tridimensionalidade.

É importante lembrar que este trabalho NÃO é direcionado a nenhum gênero ou experiência de corpo específicas. Todas as corpas são bem vindas! E, considerando as desigualdades sociais que excluem certos corpos de espaços terapêuticos e de auto-cuidado, ofereço bolsas integrais para pessoas pretas, periféricas, trans e indígenas que desejem participar das aulas. Se for o seu caso, favor enviar um e-mail para contato@floramariah.com, se o seu caso não se encaixar em nenhuma das opções acima citadas, não hesite em me contactar na mesma. Estou aberta e flexível para negociar os valores de acordo com as possibilidades de cada ume.

Confira aqui mais detalhes sobre o que será trabalhado em cada um dos módulos deste Ciclo:

Módulo Âncora

. em português: 04 e 18 de Setembro

. em inglês: 11 e 25 de Setembro

Das 14h às 16h30 (horário de Lisboa)

Das 10h às 12h30 (horário de Brasília)

Neste módulo, vamos visitar nosso Eixo Vertical, aquele que coincide com a direção da força da gravidade e marca no corpo a relação entre céu e terra. Ativamos a oposição em cima x embaixo e encontramos um alinhamento que marca nosso lugar no mundo como um ponto de referência, ou seja, um lugar para onde voltar. Neste eixo encontramos uma noção de “eu”. 

A pelve aqui atua como portal de passagem entre mundos, sustentando um fino equilíbrio entre forças opostas, nos ajudando a resgatar aquilo que nos sustenta. Fazemos um mapeamento da nossa pelve, e investigamos suas potentes relações de apoio e suporte. Experimentamos a pelve como um importante instrumento de ancoragem, que nos oferece firmeza para mover sem nos perdermos de nós mesmes. 

A pelve é casa.

Inscrições encerradas

Módulo Bússola

. em português: 02 e 16 de Outubro

. em inglês: 09 e 23 de Outubro

Das 14h às 16h30 (horário de Lisboa)

Das 10h às 12h30 (horário de Brasília)

Depois de perceber aquilo que nos apoia, neste 2º módulo vamos experimentar partir. Assim como um barco que parte para o alto mar, quando partimos para o movimento, o que passa a nos garantir sustentação e firmeza, para além dos apoios, é também um senso de direção. Para perceber melhor essa relação, vamos ativar a percepção do nosso Eixo Sagital, que conecta frente e trás, e nos dá uma noção de tempo, passado (costas) / futuro (frente). Agora que vejo da onde venho e que sei onde estou, parto sem medo.

Experimentamos aqui a pelve em movimento, o nosso centro de gravidade e de energia vital que nos orienta e nos direciona no espaço.

A pelve é guia.

 

Módulo Navegação

. em português: 06 e 20 de Novembro

. em inglês: 13 e 27 de Novembro

Das 14h às 16h30 (horário de Lisboa)

Das 11h às 13h30 (horário de Brasília)

Neste 3º módulo, confiamos na estrutura, ocupamos nossa forma e ativamos nossa coragem, oferecendo ao corpo as condições suficientes para que o movimento emerja, sem que seja preciso ativar demasiado controle. Aqui, nos ocupamos em simplesmente abrir o canal, e observar o que se apresenta.

Para nos ajudar neste trabalho, recorremos ao 3º e último eixo espacial, o Eixo Horizontal, que nos conecta lateralmente e nos traz um senso de relação e de generosidade. Ofereço ao meu corpo uma forma, testemunho e acolho aquilo que emerge enquanto impulso e movimento, me responsabilizo por isso que me atravessa e devolvo ao mundo aquilo que me cabe.

A pelve é canal.


Selecione a sua moeda
EUR Euro